UX Writing é a prática de criar conteúdo que orienta os usuários em um produto digital e os ajuda a interagir com ele. Essa é uma técnica muito importante quando se trata de criar site.
A prática inclui botões e títulos de menu, mensagens de erro, informações de segurança, termos e condições, bem como quaisquer instruções sobre o uso de produtos.
O principal objetivo do UX Writing é estabelecer a comunicação entre os usuários e um produto digital.
Os redatores de UX precisam trabalhar em conjunto com os desenvolvedores e designers de software na elaboração dos textos. Como parte dessa atividade, eles costumam pedir à equipe de produto que explique as decisões de design.
Se uma equipe tem problemas para explicar um design, geralmente é o design, e não o texto que precisa ser aprimorado.
Neste artigo, você vai entender melhor como o UX Writing funciona e conferir algumas dicas para começar a fazer uma escrita eficaz. Confira!
Qual a diferença de UX Writing para outros tipos de escrita?
O UX Writing precisa ser extremamente conciso e ainda assim comunicar muito significado ao mesmo tempo.
Ele deve ajudar os usuários e as empresas a atingirem seus objetivos e funciona junto com o design de interação e o design visual.
A escrita (e design) de UX precisa ser acessível a usuários com diferentes habilidades, para que todos possam ter uma ótima experiência, quer naveguem no software com os olhos ou ouvidos, quer vejam certas cores ou não.
A escrita de experiência do usuário precisa ser inclusiva, para não alienar qualquer público em potencial. Geralmente, ele precisa ser facilmente traduzido, para que possa ser localizado além das fronteiras linguísticas, geográficas e culturais.
Você encontra UX escrevendo toda vez que usa um aplicativo ou a Internet.
Dicas para começar a aplicar UX Writing
Embora não seja possível fornecer regras universais para UX Writing, é possível dar algumas dicas sobre regras gerais que podem ajudar você a criar um UX melhor. E aqui está uma lista com algumas sugestões.
Seja conciso
Ser conciso não significa ser limitado; significa ser algo mais próximo possível de eficiente. Use o mínimo de palavras possíveis, tomando cuidado para não perder o significado. Quando escrevemos de maneira concisa, garantimos que cada palavra tenha uma função.
Evite os blocos longos com texto
Quando utilizam um produto, os usuários não estão imersos na interface do usuário em si, mas em seu trabalho. Ou seja, os usuários não estão lendo o texto UX – eles o escaneiam.
Portanto, é importante que você os ajude a escanear o texto, escrevendo ele em blocos cursos que podem ser facilmente lido. Divida o texto em frases e parágrafos mais curtos. Mantenha o conteúdo mais importante na frente e edite o que vem depois.
O objetivo vem primeiro
Se você precisar escrever uma frase que descreve um objetivo e uma ação necessária para que ele seja alcançado, sempre prefira começar a frase com o objetivo.
Por exemplo, não escreva “Toque no botão para ver suas informações”. Fica muito melhor se você escrever “Para ver as informações do item, toque nele.”
Prefira os verbos específicos
Os verbos específicos – como salvar, por exemplo – significam muito mais para os usuários do que os que são genéricos – por exemplo, como configurar.
Faça conteúdo consistente
Você deve evitar a inconsistência porque ela cria confusão. Um exemplo comum de inconsistência é substituir uma palavra por um sinônimo em partes diferentes de um site. Por exemplo, se quer chamar o processo de organizar algo como “Agendamento” em uma página, não chame de “Fazer reserva” em outras páginas.
Outra erro comum é combinar formas de tratamento. Não se refira ao usuário na segunda pessoa e na primeira pessoa na mesma frase. Por exemplo:
- Evite: Modifique suas informações em Minha conta.
- Prefira: Modifique suas informações em sua conta.
Evite jargões
Uma das características mais importantes de UX Writing eficaz é a clareza e a simplicidade. Para que os usuários tenham uma maior clareza, é necessário que você remova os termos técnicos e use palavras e frases comuns e compreensíveis.
É especialmente necessário evitar jargões nas mensagens de erro.
Escreva em voz ativa
A voz passiva não desperta a atenção dos leitores. Veja um exemplo nas duas opções:
- Evite: O botão Procurar deve ser clicado para pesquisar um item.
- Prefira: Clique no botão Procurar para buscar um artigo.
Conclusão
Você pode se surpreender com o tempo e o esforço necessários para escrever um texto UX eficaz. Mas acredite, vale a pena!
Cada palavra em seu site ou aplicativo faz parte de uma conversa com seus potenciais clientes. Portanto, é fundamental pensar em cada detalhe, já que eles podem fazer toda a diferença quando se trata de experiência do usuário.
Vale dizer que as dicas citadas acima são apenas algumas importantes quando se trata de UX Writing.