criação de sites com SEO desenvolvimento de páginas web websites agencia

Dicas para criar uma rotina de exercícios para seu pet

A AltoSite é uma agência especialista em Criação de Sites e Otimização para o Google. Se você deseja maiores informações, clique abaixo para falar conosco.

Dicas para criar uma rotina de exercícios para seu pet

Explorar brincadeiras, valorizar diferentes exercícios e ter pausas para o descanso é uma das maneiras de organizar a rotina

Quando se fala de rotina saudável, as pessoas logo pensam em alimentação equilibrada e na prática recorrente de exercícios físicos. Para os pets, a realidade não é tão diferente assim, apesar do tema não ser tão debatido no dia a dia. Os animais também precisam estar bem nutridos e ativos para serem felizes e saudáveis. 

Atualmente, é possível encontrar diferentes itens no mercado ligados a esse nicho: escada para cachorro, frisbees e brinquedos interativos estão entre as principais opções. Mas, afinal, como criar essa rotina com o seu melhor amigo? Abaixo, você confere dicas para começar do zero e tornar a vida do seu bichinho mais equilibrada:

Adicione os exercícios do pet na sua rotina 

Na hora de adotar ou comprar um animal, o tutor já fica ciente de que todos os cuidados necessários estão sob sua responsabilidade daquele dia em diante. Alimentação, passeios, consultas veterinárias e exercícios físicos estão entre a lista de novas obrigações! 

Para que nenhuma dessas atividades fique de lado, é importante que você organize a sua rotina pensando nas demandas do seu animal. O ideal é manter horários reservados para as brincadeiras e os exercícios, transformando o momento em um verdadeiro compromisso. 

Considere as particularidades do seu pet

Nem todo pet é igual! Existem diferentes espécies, raças, personalidades e condições de saúde que podem interferir no tipo de exercício praticado e na frequência necessária. Alguns animais conseguem se exercitar sozinhos, outros precisam de ajuda, alguns fazem isso dentro de casa e outros necessitam de um espaço maior ao ar livre. 

Antes de determinar a frequência das atividades físicas e como elas serão feitas, é importante traçar esse panorama respeitando as particularidades do seu pet. Você pode fazer isso pesquisando mais a fundo sobre a raça/espécie do seu animal ou consultando um profissional especializado. Independente da escolha, é preciso ficar atento também no período de adaptação. 

Valorize a diversidade de exercícios 

Fazer sempre a mesma coisa cansa, né? Ainda mais em um contexto em que as atividades do dia a dia não são variadas, como é o caso dos animais. A rotina não muda muito: existe a hora de comer, de brincar, de passear, de tomar banho e de ir ao veterinário. Nesse sentido, os tutores podem aproveitar o momento dos exercícios para trazer novidades e estimular o pet. 

A dica é ter pelo menos 2 ou 3 tipos de atividade para serem feitas no dia a dia, de modo que elas não se repitam sempre. O ideal é também pensar em alternativas para dias chuvosos ou mais corridos, de forma que os exercícios não precisem ser adiados caso algum imprevisto aconteça. 

Introduza a atividade física nas brincadeiras 

Exercitar-se não precisa ser chato ou maçante e as brincadeiras podem ocupar um espaço fundamental nesse momento. Unindo as duas práticas, os animais se sentem mais engajados e animados, fazendo com que seja mais simples introduzir os exercícios físicos na rotina. 

Caminhadas, brincadeiras com bola, atividades com outros animais, jogos de frisbee e até mesmo subir e descer escadas com o animal são algumas das opções. Com a presença do tutor nesses momentos, o pet também se sente mais seguro e é incentivado a se colocar em movimento.

Não deixe o descanso de lado 

Tão importante quanto se exercitar, é saber qual é o momento de descansar! Esse equilíbrio evita que o animal fique estressado, desgaste-se em excesso ou ainda apresente resistência na hora de praticar as atividades programadas. 

A dica é manter um tempo médio de atividades adequado e proporcionar um período de descanso logo em seguida. Assim, o animal pode se recuperar com tranquilidade até a hora do próximo exercício.

Dicas para criar uma rotina de exercícios para seu pet

escada para cachorro