Veja quais são os itens obrigatórios que devem estar na sua bagagem
A viagem não começa quando você embarca em um ônibus ou avião rumo ao seu destino. Na verdade, ela inicia bem antes, na hora de fazer a reserva da sua hospedagem, comprar os bilhetes de ida e volta e na hora de montar o checklist do que estará na sua mala.
Esse último ponto pode ser traiçoeiro. Isso porque muita gente acaba pecando e querendo levar um monte de bagagem, sendo que não irá utilizar a maioria desses itens. No caso das viagens curtas, com duração de poucos dias, torna-se ainda mais importante saber o que colocar na mala de viagem 10 kg, utilizando todo o espaço disponível com inteligência. Mas o que não pode faltar? Confira os artigos essenciais no texto a seguir.
Documentos
Na hora de organizar a mala, muita gente, imediatamente, pensa em qual roupa levar. Contudo, a primeira coisa que você deve pegar para pôr na mala são os seus documentos pessoais, como carteira de identidade, motorista, passaporte e visto para viagens internacionais.
É importante que eles estejam atualizados, evitando a dor de cabeça de ter que correr para se certificar de que estão em ordem. Além dos documentos, separe de uma vez outros objetos pessoais indispensáveis, como bilhete da passagem, cartões de banco, dinheiro e celular.
Medicamentos
Além dos documentos, é imprescindível que quem toma medicamentos de uso contínuo não deixe de colocá-los na mala. Eles são essenciais para evitar que você passe mal ou sinta desconfortos durante o passeio, além de manter a sua saúde controlada. Além deles, leve também a receita médica, caso precise comprar novos. Você também pode levar alguns medicamentos de uso circunstancial, como aqueles para dores de cabeça ou enjoo.
Roupas adequadas e versáteis
Saber quais roupas levar vai depender, claro, de qual é o seu destino e o objetivo da sua viagem. Ir à praia para se divertir exige que você tenha roupas de banho à mão. Vai para um lugar mais frio durante o inverno? Não se esqueça de casaco, jaqueta, bota, luvas, cachecol e touca. Mas e se a viagem é a trabalho, para apresentação em algum congresso, por exemplo? Roupas sociais precisam ser incluídas.
Uma boa ideia é apostar em montar a mala pensando em roupas versáteis, que podem ser usadas em múltiplas ocasiões. Comece a organização com as roupas íntimas e as meias, além de separar um pijama ou roupa para dormir. Depois, considere levar itens como calças, bermudas, shorts e saia, além de camisetas, camisas e vestidos. Veja se há a necessidade de levar blusas mais pesadas ou jaquetas, e não se esqueça de levar os calçados (incluindo um chinelo para usar no lugar em que ficar hospedado) e acessórios como óculos de sol.
Itens de higiene pessoal
Tão importante quanto as roupas, são os itens de higiene pessoal. A viagem pode ser apenas pelo fim de semana, mas esses objetos são indispensáveis e devem ser um dos primeiros a serem colocados na mala. Como o passeio é curto, não é preciso levar uma série de coisas: em uma necessaire, é possível colocar tudo de que você precisa, o que evita criar volume na mala.
Então, anote aí. Separe escova e pasta de dente, escova de cabelo, desodorante, shampoo, condicionador e sabonete pessoal. A necessaire também pode ter cremes hidratantes, perfume e protetor solar. Em alguns casos, pode ser necessário levar a sua própria toalha, caso essa seja a situação da sua viagem, não deixe de colocá-la na mala.
Carregadores e outros itens eletrônicos
Praticamente todo mundo viaja com algum dispositivo eletrônico, como smartphones, notebooks e tablets. E mesmo que você fique fora de casa apenas por alguns poucos dias, é provável que a bateria desses dispositivos não dure a viagem toda — o que torna fundamental não esquecer os carregadores deles em casa.
Lembre-se de carregá-los antes de sair de casa, garantindo o maior tempo de utilização possível durante a viagem. Na hora de fazer o checklist do que levar, não se esqueça também dos itens complementares desses aparelhos, como fones de ouvido.