Marketing medico não espere 20 anos para ser reconhecido
Depois de trabalhar durante anos com médicos de varias especialidades pude aprender in loco os fatores de sucesso de alguns desses profissionais. A sociedade acredita que ser medico é ter bons resultados financeiros, porém não sabem como é jornada para o sucesso em medicina é árdua.
Somente quem atua na área entende os desafios que os profissionais de medicina enfrentam.
É preciso entender que o tempo de atuação é fundamental para a construção da imagem do médico, muitas vezes esses profissionais crescem por serem muito hábeis tanto na especialidade quanto em negócios, formando boas parcerias, abrindo negócios de sucesso como clinicas ou hospitais, e ao longo do tempo passam se tornam muito requisitados.
Mas como reduzir o tempo para ser um profissional reconhecido?
Esse é o grande segredo do Marketing: informar o público correto para o médico certo.
A função do marketing é estratégia, é a definição clara de como o nome do profissional, clinica ou hospital será percebido pelas pessoas a qual o serviço se destina. Infelizmente na formação do médico, é dito muito pouco sobre estratégia empresarial, no entanto é essa a responsável pelo sucesso de qualquer profissional.
De nada adianta uma boa exposição do médico na mídia se a estratégia definida está errada, se a forma de comunicação não está adequada com objetivo principal do profissional.
Dito isso, podemos falar um pouco mais sobre como reduzir o tempo de sucesso de um médico. O marketing não é mais propaganda, o bom marketing é o conteúdo, as pessoas estão e sempre estiverem em busca de quem tem mais conteúdo, de quem mostra ser conhecedor de determinada área de atuação, os clientes buscam quem é referência no assunto.
Em medicina o conteúdo é ainda mais importante, pois estamos falando de saúde, estamos falando do maior bem que um ser humano pode ter, sem qual não é capaz de conseguir nenhum outro bem.
Por isso é fundamental que em sua especialidade você consiga ser referência para seu publico alvo.
Como ser referência para seu público alvo?
Para se tornar referência é necessário traçar antes de tudo uma estratégia: Em qual assunto quer ser referência? Mesmo respondendo essa questão, faça ainda mais duas indagações: Esse objetivo é sustentável no longo prazo? Esse objetivo irá trazer lucratividade?
Ora de nada adianta ser referência num assunto e ele não lhe trazer resultado ao longo do tempo, ou pior não gerar lucratividade. Pode parecer pragmático demais, mas vivemos num mundo capitalista onde é preciso tomar ações para sobreviver financeiramente.
Depois de escolher sua estratégia você precisa definir quem é seu público alvo, qual a idade média, sexo, região onde mora, hábitos, forma de aprendizado, tipo de formação educacional, etc. Neste quesito que é fundamental a participação de um profissional de Marketing que irá ajudar a definir esse público.
Agora é possível identificar como esse público se mantêm informado, como o mesmo faz pesquisas na internet e que tipo de palavras chaves são importantes para o mesmo.
Com todas essas informações seu projeto pode ser iniciado, indicamos aqui a criação de um site institucional com foco no conteúdo dinâmico, ou seja, freqüente! Vejo muitos sites que tem um conteúdo fixo, que não muda, e isso é muito ruim! É a freqüência que faz o marketing funcionar, sobretudo em internet, um site estático não lhe trará nenhum resultado.
Programe o conteúdo de acordo com a pesquisa e principais dúvidas do paciente, tenha um planejamento para que o conteúdo seja facilmente atualizado. A Alto Site agência de Marketing de Curitiba é especialista em conteúdo médico, temos diversos cases de sucesso.
FIQUE NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE
Se a estratégia for feita por um especialista em Marketing a primeira meta será colocar seu conteúdo na primeira página do Google. Um site bem feito desde o layout, imagens e produção de conteúdo poderá alcançar este objetivo.
Estar na primeira pagina do Google é um item muito valioso, porque o Google responde por 90% das pesquisas realizada no Brasil! E 85% das visitas se concentram na primeira página, é lá que o paciente percebe quem é referência no assunto e quem não é! Por isso 50% do seu sucesso será alcançado se estiver na primeira página do GOOGLE, mas para as palavras chaves CORRETAS!!! Esse é o segredo, não é estar na primeira página do Google, mas é estar lá para as palavras chaves corretas! Por isso é preciso um trabalho de Marketing e estratégia!
A altosite.com.br tem como foco sites otimizados com SEO (Otimização de conteúdo para buscadores).
Temos mais de 10 anos de experiência na área, e muitos cases de sucesso, para provar busque agora mesmo no Google:
- Descolamento de Retina Curitiba – cliente: retinacuritiba.com.br
- Mapeamento de retina Curitiba – cliente: retinacuritiba.com.br
- Injeção intra vítrea – cliente: retinacuritiba.com.br
- Cirurgia de Catarata Curitiba – cliente: cataratacuritiba.com.br
- Cirurgia de miopia Curitiba – cliente: cataratacuritiba.com.br
- Psiquiatria em Curitiba – cliente: Dr. Marcelo Maroni Saraiva
- Tratamento TDAH Curitiba – cliente: tratamentodaansiedade.com.br
- Como enfrentar o TDAH – Cliente: psiquiaemtriacuritiba.com.br
Esses são somente alguns exemplos, temos dezenas de outros cases, veja mais em www.altosite.com.br
Artigo escrito por
Alberto Mingoranze
Especialista em Marketing, NeuroMarketing e Marketing Médico