criação de sites com SEO desenvolvimento de páginas web websites agencia

Receitas de drinques clássicos e suas histórias

A AltoSite é uma agência especialista em Criação de Sites e Otimização para o Google. Se você deseja maiores informações, clique abaixo para falar conosco.

Receitas de drinques clássicos e suas histórias

De personalidades a regionalismos, bebidas preservam o sabor inconfundível ao redor do mundo

 

Para receber convidados em casa de forma diferenciada, quebrar a semana no happy hour da empresa ou apreciar um fim de noite na sacada, um drink sempre cai bem. Apostar em marcas de whisky clássicas é apenas uma das maneiras de garantir a qualidade da bebida, que muitas vezes tem sua origem atrelada ao surgimento da própria marca.

 

Hoje em dia, é possível ter acesso a drinks clássicos de forma acessível, pois muitos são comercializados já prontos em latas. Mas para quem não abre mão da experiência completa, passando por cada ingrediente, técnicas de preparo e apresentação no copo ou taça mais adequados, este artigo é fundamental.

O que caracteriza um drink clássico? 

Eles são os queridinhos de bartenders e aparecem com frequência em novelas, filmes e outras produções audiovisuais ambientadas em bares ou restaurantes. Um drink, para ser considerado clássico, tem como base principal uma bebida destilada, podendo ou não ser combinada com outras, e que, em conjunto com os demais ingredientes, resulta em um sabor único. 

 

Não é regra, mas diversos drinks clássicos têm a sua origem diretamente relacionada com a invenção de bebidas que ganharam nome no mercado. Também é comum que a receita seja seguida à risca, utilizando apenas os ingredientes originais e mantendo a apresentação visual intacta.

Drinks clássicos para serem apreciados junto às suas origens 

Cada vez mais pessoas descobrem o universo dos drinks clássicos, seja em bares, seja em restaurantes que focam na coquetelaria tradicional, ou desafiando suas habilidades no preparo caseiro. A seguir, você confere a receita de alguns dos mais famosos, como eles surgiram e a influência de cada história na preservação do sabor e da identidade de cada drink.

 

Old Fashioned

Um dos galãs da coquetelaria tradicional surgiu em meados do fim do século XIX, e seu nome remete logo de cara ao seu sabor: um whisky bourbon à moda antiga. A receita é simples: adicione açúcar em um copo baixo, juntamente com a angostura. Coloque algumas gotas de água, macerando a mistura. Em seguida, ponha gelo e whisky no copo, finalizando com uma rodela de laranja e cereja para decorar.

Cosmopolitan

O drink ficou famoso em produções como ‘Sex and The City’, contemporâneo da sua criação, ali nos anos 90. Porém, a sua origem tem um pé nos anos 70, em que a mistura de vodka e suco de cranberry, servida em um copo longo, já era comum em boates e bares descolados. 

 

A receita consiste em misturar em uma coqueteleira gelo, uma dose de vodka, suco de cranberry, suco de limão e licor de laranja. Coe a mistura em um copo longo, finalizando com uma rodela de limão ou laranja, podendo ser um twist da casca. Alguns lugares servem o drink com uma cereja decorativa, mas ela é opcional.

Rabo de Galo

A palavra coquetel deriva diretamente de “cocktail”, que, em tradução livre, significa rabo de galo. Na década de 1950, a Cinzano chegou ao Brasil e logo notou o hábito em bares e restaurantes de consumir cachaça sem a mistura com outras bebidas. Adaptando o costume europeu, surge o Rabo de Galo, da mistura de uma dose de vermute, uma dose de cachaça branca e gelo. 

Caipirinha

Não é possível montar uma lista de drinks clássicos, sem a mencionar, já famosa no mundo todo: a nossa caipirinha. Existe até mesmo uma lei brasileira que define a cachaça original, que para receber o título, deve ser produzida em solo nacional, com teor alcoólico de 38 a 48% e ter origem na cana-de-açúcar. 

 

Já o drink não possui uma data específica de criação, mas tem ligação muito próxima com regiões do interior, nas quais a mistura de cachaça e limão teria sido usada como medicamento para gripes e resfriados. A receita original pede mistura de cachaça, limão macerado, açúcar e gelo.  

Aperol Spritz

O aperitivo que dá o nome ao drink com a cara do verão italiano surgiu em 1919, com base em uma mistura concentrada de diferentes ervas e raízes. Nos últimos anos, o Aperol Spritz ganhou ainda mais popularidade entre os países da Europa, pela sua refrescância ideal para consumo durante o verão. A receita é composta de uma taça grande com gelo, partes iguais de aperitivo Aperol e Prosecco, ou vinho branco espumante. Em seguida, uma dose de água com gás e, por fim, uma rodela de laranja.

Receitas de drinques clássicos e suas histórias

marcas de whisky