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Não use o whatsapp como ferramenta de marketing tradicional

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Não use o whatsapp como ferramenta de marketing tradicional

marketing de empresas com whatsapp

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Lendo alguns artigos na internet sobre whatsapp e marketing fiquei estarrecido com tanto conteúdo inútil e sem critério técnico.

Não entrem na armadilha de usar o whatsapp como ferramenta de publicidade, essa não é a finalidade do aplicativo, e foi justamente a ausência de propaganda que tornou a ferramenta tão útil.

É importante entender a essência das redes sociais e o movimento que acontece hoje com todas as plataformas, as pessoas buscam mais privacidade as pessoas desejam menos comerciais em suas vidas.

A velha forma de fazer propaganda morreu, não funciona mais, as pessoas querem algo mais das empresas, do que o velho: “compre agora!”

É difícil dizer qual a melhor forma de usar o whatsapp como ferramenta de marketing, isso vai depender do negócio da empresa, mas tem algumas premissas que servem para qualquer canal de atendimento ao cliente:

Seja resolutivo

Quando o cliente entra em contato ele deseja resolver algo, então atenda integralmente e de a solução, sem muitas perguntas ou burocracia e use o canal que o cliente já está conectado. Exemplo negativo prático: Entrei em contato com uma loja de artigos de festa infantil pelo whatsapp, ao pedir o orçamento via whatsapp, responderam solicitando para eu entrar em contato pelo telefone e ponto. Ora se o canal do whatspp não pode resolver o problema, então não divulgue! E mais podiam ter tido mais iniciativa e me ligado, em vez de pedir para o cliente entrar em contato novamente.

Tenha tudo em mãos pelo whatsapp

É fundamental que a pessoa responsável pelo atendimento tenha todas as informações em mãos de forma prática. Se sua empresa vende produtos, tenha fotos dos produtos e os valores na imagem se possível, isso facilita até o compartilhamento do seu produto pelo cliente. Imagina alguém comprando digamos uma roupa, sim é possível, às pessoas vendem de tudo pelo whatsapp. Qual seria a melhor forma de enviar o orçamento para o cliente:

Veja que a imagem não precisa sofrer um super tratamento, mas apenas algumas melhorias para enviar algo mais tangível para o cliente.

Tenha mensagens e áudios prontos

Com o tempo você irá saber quais as principais perguntas dos clientes, então já deixe as respostas prontas em áudio e texto.

Tenha vídeos dos produtos

O uso de vídeos curtos é uma ótima ferramenta para tangibilizar seu produto ou serviço, não precisa ser um vídeo profissional, um vídeo feito com celular e um pouco de criatividade pode gerar muito mais confiança do que um vídeo super produzido.

Faça o pós venda pelo whatsapp

A maior parte das empresas vivem uma realidade parecida, a falta de tempo para fazer certas coisas importantes, o pós vendas é uma delas, embora todos saibam que é fundamental é difícil encontrar o cliente e colher seu feedback. Então use o whats app para isso, mas seja breve, faça perguntas objetivas para seu cliente.

Agradeça o seu cliente

Depois que seu cliente comprar, mande uma mensagem agradecendo! É educado e todo mundo gosta de ser lembrado.

Texto por: Alberto Mingoranze – AltoSite

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