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16 Fatores de Rankemanto no Google Comentados

A AltoSite é uma agência especialista em Criação de Sites e Otimização para o Google. Se você deseja maiores informações, clique abaixo para falar conosco.

Esta lista com 16 Fatores de Rankemanto no Google Comentados foi criada para ajudar a esclarecer dúvidas de Analistas de SEO, e também para lembrar de questões que são facilmente esquecidas ou deixadas de lado.

Os Crawlers do Google analisam centenas de fatores na hora de rankear um site nas buscas. O posicionamento do site depende diretamente de cada um destes fatores.

Funciona basicamente como uma pontuação. O site que tiver mais pontos para determinada keyword (aquele que seguir à risca os fatores de rankeamento) ganhará mais posição para aquela palavra-chave.

O peso de cada fator de ranking varia. Alguns fatores tem mais relevância, outros tem pouca relevância e outros quase nenhuma relevância.

Também existem fatores de rankeamento negativo. Ou seja: fatores que vão influenciar negativamente o posicionamento do seu site no Google.

Lista de Fatores de Rankeamento do Google

Uma boa maneira de rankear um site bem no Google, é seguindo cada uma das recomendações que o Google sugere.

Abaixo fiz uma compilação comentada de vários itens importantes na hora de ranquear seu site no Google. Esta lista também funciona para outros buscadores como o Yahoo e Bing. Porém, cada buscador dá sua própria relevância a cada iten de rankeamento. Segue a lista.

01 – Idade do domínio

A idade do domínio conta, mas não tem tanta relevância.

02 – Palavra-chave no domínio

Utilizar a palavra-chave no domínio perdeu um pouco a relevância. Até não muito tempo atrás, utilizar a keyword no nome do domínio era um dos principais fatores para um site rankear bem.

Com isso, analistas de SEO do mundo inteiro começaram a registrar milhares de domínios com palavras-chave. Como tudo que é bom dura pouco, o Google percebeu a febre e acabou mudando os algoritmos. Hoje em dia a palavra-chave no domínio ainda tem bastante relevância, mas não é a mesma relevância de antigamente.

De qualquer forma, ter a palavra-chave no domínio continua ajudando no rankeamento e muitas vezes é bom para a conversão, pois o usuário ao ver o resultado na SERP saberá do que se trata seu site.

03 – Palavra-chave no subdomínio

Também ajuda no ranqueamento. Já foi confirmado pelo DMoz.

Exemplo: http://keyword.meusite.com

04 – Domínio exáto

Ajuda bastante! Porém, vale sempre lembrar: são milhares de fatores de rankeamento, então invista sempre na qualidade do conteúdo.

05 – Domínio marcado como spam

Se o IP do seu site for marcado em listas de spam e outras do gênero, seu site pode sofrer no rankeamento por conta disso.

Existem algumas formas de você chegar se o seu IP está marcado como Spam. Uma delas é analisando através desta ferramenta do MX ToolBox.

A ferramenta exibe uma lista completa com várias blacklists e informa se o seu IP se encontra bloqueado em alguma delas. A ferramenta exibe ainda o motivo pelo qual seu site está bloqueado na lista, facilitando para você na hora de explicar para o suporte da sua hospedagem/revenda …

fator de rankeamento ip em blacklist

Outro recurso interessante da ferramenta é a possibilidade de adicionar um monitoramento que irá informar você por e-mail sempre que seu IP entrar em alguma blacklist (grátis para até 1 IP por conta).

06 – Extensão TLD no domínio

Ter um domínio de país exato, como .br, .ar, .pt, etc. ajuda a ter mais rank para aquele determinado país, porém dificulta para que seu site ranqueie em outros países.

Obs: algo que observei é que domínios .com e .net indexam muito bem no Brasil! Porém, para que você consiga um bom rankeamento com estes domínios é necessário que você insira a meta-tag <meta http-equiv=”content-languagecontent=”pt-br” /> dentro do <head> do seu site para informar que seu site é do Brasil. Além disso, é necessário configurar o país de orígem no Google Webmaster Tools.

07 – Palavra-chave na Title Tag <title>

Com certeza o fator mais importante para o rankeamento, juntamente com o conteúdo do site.

Curiosidade: Em meus testes feitos nos últimos anos, indexei alguns sites utilizando lorem ipsum como conteúdo e usando a palavra-chave apenas no <title> e <h1>. Nestes casos, nenhuma vez cheguei a pegar primeira página do Google, mas fiz serp-domination do resultado 11 ao 19 Google para uma palavra-chave com concorrência média/alta.

A palavra-chave no início da tag <title> também dá mais relevância do que se ela estiver na metade/final do título.

08 – Palavra-chave na meta description

Houve um tempo que era um dos fatores mais importantes. Os usuários acabaram abusando das palavras-chave na description, e como sempre, o Google cortou as asas dos analistas de SEO.

Porém, ainda tem um pouco de relevância e vale a pena utilizar, pois esta ‘pouca importância’ pode ser fator decisivo para você estar no 1º ou 2º lugar.

09 – Keyword nas tags Header <h1>, <h2> … <h6>

Fator muito importante! Principalmente para o Header <h1>. Os outros não tem tanta relevância, mas também são importantes.

Eu costumo utilizar a tag <h1> igual ao <title> e nos outros headers, utilizo singular/plural ou sinônimos da palavra-chave. o Google interpreta sinônimos muito bem!

Por exemplo: na Keyword Automóvel o Google pode interpretar como sinônimo de Carro.

Veja um exemplo de Sinônimos interpretados pelo Google:

Fatores de Rankeamento do google - Sinônimos de Keywords

10 – Palavra-chave no início da página

Outro fator muito importante. Utilize a palavra-chave, sinônimos e plural/singular próximo ao início do conteúdo. O Google dá mais relevância para o texto próximo ao início do conteúdo.

Sugiro que também faça um teste de leituras dos Crawlers em seu site, para ver se não existe muita ‘enxessão de linguiça‘ antes de iniciar o conteúdo principal do site, como menus muito extensos, chamadas para ações, sliders com dezenas de imagens, etc. O ideal é que não exista muito conteúdo antes de iniciar o conteúdo principal de uma página.

11 – Velocidade de carregamento do site

Sites que carregam mais rápido ganham pontos com o Google e com os usuários do site!

Existem vários testes de velocidade para sites na internet. Um que eu utilizo muito é o Page Speed do próprio Google. A ferramenta é excelente e diz nos mínimos detalhes tudo o que deve ser feito para melhorar o desempenho / velocidade do site.

Se você utiliza WordPress e tem um site lento, eu recomendo o WP Super Cache. Já testei alguns outros plugins, mas este é o que mais me agradou. Fácil de configurar e melhora a velocidade de um site em até 70%. Lindo, não!?

12 – Conteúdo duplicado

Verifique se o seu site contém conteúdo duplicado. O Google acaba indexando apenas a página que ele considera mais relevante entre duas ou mais páginas com conteúdo duplicado, e nem sempre é a página que você gostaria que indexasse.

Um caso muito comum de conteúdo duplicado é nas páginas de notícias/blog em sites. O webmaster não configura uma publicação para mostrar o resumo. Desta forma aparece o conteúdo completo das 10-20-30 últimas notícias do site na página blog, gerando conteúdo duplicado. Isto se estende para as páginas de categorias, arquivos, etc. Então, fique atento!

Atenção também aos parâmetros de URL, principalmente em e-commerces. Muitos produtos com variações acabam gerando toneladas de conteúdo duplicado sem uma tag Cannonical configurada.

Ferramenta para análise de conteúdo duplicado: Uma ferramenta que pode ajudar você a encontrar conteúdo duplicado em seu site é o Siteliner. Esta ferramenta exibe trechos de conteúdo duplicado em sites, além de informar links quebrados e outras informações que vão ajudar no SEO do seu site, garantindo um melhor posicionamento no Google.

13 – Otimização de Imagens

Outro fator de rankeamento importante, tanto para a sua página, como também para o Google Imagens.

Como este é um texto um pouco longo e envolve vários fatores, escrevi um post somente sobre este assunto. Confira: Como otimizar imagens no Google

14 – Frequência de atualização do conteúdo

Sites atualizados constantemente ajuda bastante na otimização em geral do seu site.

Você pode deixar seus usuários ajudarem nesta questão, adicionando um campo para seus usuários publicarem comentários, por exemplo!

A criação de novas páginas também é muito levada em conta nesta hora. Lembre-se também de manter sua página inicial constantemente atualizada.

Dica: Quanto mais atualizações e conteúdo novo tiver seu site, mais constante será a visita dos crawlers do Google e mais rápido se torna a indexação para conteúdos novos.

15 – Elementos multimidia

Ter imagens, texto, vídeos e áudio tudo na mesma página é um fator importante de rankeamento e otimização para seu website. Se conseguir adicionar todas estas mídias em todas as páginas do seu site, perfeito!

16 – Gramática e ortografía

Até hoje este fator causa polêmica. Eu por experiência acredito que não é um fator relevante. Já fiz alguns testes escrevendo textos com centenas de erro de ortografias, e sempre indexaram muito bem.

Dica: O Google dá mais relevância para páginas com palavras-chave pouco utilizadas. Odorante, pecável, sápido, biótico, algésico … tudo isto é um prato cheio. Mas cuidado: utilize esta técnica para inserir sinônimos pouco conhecidos em seu post, não adicione palavras que não tem relação real com seu conteúdo, para não atrapalhar a experiência do usuário.

Finalização

Este é o primeiro artigo da série de Fatores de Rankeamento para palavras-chave no Google. Em breve estarei publicando outros artigos sobre o assunto.

Aproveite para conferir também: Indexação rápida de sites no Google.

Agradecimento ao André da Real Origami, por compartilhar o conteúdo base para a criação deste artigo.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

16 Fatores de Rankemanto no Google Comentados

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