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Marketing médico e a emoção

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Marketing médico e a emoção

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Alguém reparou no novo posicionamento da operadora de telefone OI? Notaram os últimos comerciais da empresa?

Veja o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=-Vk1w_5AonU

 

O diretor de Marketing da empresa numa entrevista para o Jornal Valor econômico relatou que antes de lançar a nova campanha a empresa entrevistou cerca de 5 mil clientes para entender melhor suas necessidades e descobriu o que o pessoal de Neuromarketing vem dizendo faz tempo: “Não são os atributos funcionais que importam para o cliente, mas sim o aspecto emocional da oferta.”

O que isso quer dizer?

Isso significa que os clientes tomam suas decisões baseados em emoção e não na razão. Segundo as pesquisas de neuromarketing 95% de nossas decisões são inconscientes, não estamos pensando com a razão quando tomamos uma decisão de compra, alias quando usamos a razão não conseguimos comprar, isso mesmo, quando pensamos bem no assunto desistimos da compra.

Note na nova campanha da OI que todos os atributos dos serviço são mostrados com um toque especial de emoção, o público alvo no caso é o Pai de família e a propaganda lista vários benefícios para este personagem, e todos eles com um forte apelo emocional.

E porque isso acontece?

Em 1970 o neurocirurgião Paul Maclean divulgou uma teoria conhecida como cérebro Trino, na qual defendia que o cérebro é divido em 3 partes, repitliano, cérebro dos mamíferos inferiores (emocional) e Cérebro Racional.

cerebro-trino

Essa divisão pode não ter muito sentido para a neurocirurgia, mas para o Marketing tem muita relevância, porque estudos recentes conseguiram provar como essas 3 partes do cérebro atuam no momento da compra.

As pesquisas apontaram que a decisão de compra acontece no cérebro reptiliano e no cérebro emocional em 95% das vezes! Ao contrário do que pensamos o cérebro racional não atua na compra, e isso é fácil entender: Quando iniciamos uma decisão de compra no nível racional acabamos percebendo que aquela compra não é tão interessante e como os Gestores de Marketing sabem disso forçam as campanhas para pensarmos com os cérebros inferiores.

Uma das formas de fazer isso é contextualizar o comercial e focar na necessidade, na urgência e em diversos fatores que ativam de forma substancial o cérebro reptiliano. Isso é importante porque a compra sempre é por impulso e este impulso acontece no cérebro reptiliano que comanda o cérebro emocional.

Existem diversas técnicas que utilizamos no marketing com este fim, desde a forma como escrevemos um texto até os vídeos que fazemos para uma campanha publicitária.

E como usar essa informação para a área médica?

A primeira coisa é respeitar as regras de publicidade do CRM isso limita muitos os médicos e facilita a atuação de charlatões prejudicando a medicina e os pacientes, ou seja, enquanto os médicos não podem fazer varias formas de propaganda, profissionais de formação duvidosa tem liberdade total e fazem a propaganda para enganar o paciente. Como o paciente não tem a mesma referencia dos médicos é facilmente enganado.

Mas tem como atuar dentro das regras do CRM e utilizar técnicas de Neuromarketing ajudando o paciente a escolher um serviço adequado e eficiente.

A primeira é construir um site pensando no paciente – ao fazer um site temos que pensar em como o paciente está se sentindo, quais suas principais dúvidas e como informar de forma clara e objetiva, usando linguagem simples e informações corretas. Dentro do texto é possível mencionar os aspectos emocionais que o paciente pode estar sentindo devido a sua doença, e isso torna o conteúdo mais atrativo para a leitura.

Botões de Call Action – O cérebro reptiliano precisa de ser direcionado, por isso é importante dentro do site ter botões de call action do tipo: Ligue agora, agende sua consulta, etc. Este tipo de botão aumenta em 30% a eficácia de um site.

Autoridade do médico – Todo ser humano respeita uma autoridade seja ela política, militar, cientifica etc. Quando procuramos um médico buscamos alguém que seja autoridade no assunto uma das formas de fazer isso, é contar para o paciente dos congressos que participa, colocar o currículo completo no site e não o resumido, noticiar quando ministra palestras, cursos ou workshops. Essas informações são fundamentais para um paciente decidir ligar ou não em seu consultório.

Temos outras dicas especiais para site médico

Se quiser mais informações entre em contato conosco

 

Abraço

Alberto Mingoranze – Gestor de Marketing Digital e estratégia

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