criação de sites com SEO desenvolvimento de páginas web websites agencia

Dicas práticas para fazer uma lista de compras que realmente funciona

A AltoSite é uma agência especialista em Criação de Sites e Otimização para o Google. Se você deseja maiores informações, clique abaixo para falar conosco.

Cansado de gastos desnecessários? Veja como se ater as compras do mês e não estourar o seu orçamento

Companheira fiel de quem vai ao supermercado, a lista de compras é uma das principais aliadas no controle de gastos. Ao mesmo tempo, ela serve para não esquecer de itens para comprar como frutas, legumes, queijo coalho e produtos de limpeza, assim como guia para não comprar o que não precisa.

 

Contudo, há momentos em que esse controle não acontece na prática e a economia não aparece no bolso. Então, o que é possível fazer para modificar isso? Conheça algumas dicas infalíveis para que a lista de compras se torne eficaz na sua casa.

Controle sua despensa

Para muita gente, controlar os gastos significa apenas comprar aquilo que está na lista de compras. Isso ajuda bastante, mas é preciso atenção ao montar essa lista. E um dos principais meios de fazer isso é saber o que você tem em casa.

 

Afinal, quem nunca comprou algo e, quando chegou em casa, viu que ainda tinha no estoque da despensa? Acaba que uma compra que parecia necessária se torna um gasto que poderia ser evitado. Assim, é importante verificar os armários e a geladeira da sua casa, vendo quais são os produtos que estão em falta.

 

Aproveite para checar também os prazos de validade. Esse levantamento é ótimo tanto para que você saiba o que precisa comprar como para impedir esquecimentos. Todo dia, separe uns minutinhos para esse controle e deixe um bloco de notas na cozinha para anotar o produto que está faltando ou próximo do fim.

Elabore a lista pensando no cardápio e estilo de vida da família

Uma excelente forma de elaborar uma lista que seja controlada é pensar no cardápio semanal da sua família. De antemão, tente pensar em quais serão as refeições da família daquela semana: quais carnes serão servidas e que legumes serão preparados, por exemplo. Isso ajuda bastante a definir o que será comprado, garantindo que esses alimentos serão consumidos.

 

Ao mesmo tempo, também é preciso levar em conta o estilo de vida da família e o número de pessoas que vivem na casa. Isso porque uma lista que funciona para quem mora sozinho ou casais não vai funcionar para uma família que tenha crianças. As necessidades e prioridades serão diferentes nesses casos, de modo que a lista precisa ser adequada.

Defina prioridades

Outro segredo do controle de gastos com a lista de compras é saber definir suas prioridades. As dicas anteriores ajudam nesse aspecto, pois você já sabe exatamente o que é preciso comprar. Mas aí você chega no supermercado e se depara com uma promoção tentadora de algo que não estava na lista. Ou então, um item que planejava comprar está com o preço mais caro. O que fazer?

 

O ideal é você organizar a sua lista por ordem de prioridade, colocando os itens indispensáveis para compra no topo. Os que estão mais para o final são aqueles que, se necessário, podem ser adiados porque não farão tanta falta. Desse modo, você concentra os seus gastos nos itens mais importantes para o seu mês, evitando comprar o que não precisa ou não é tão importante.

Estabeleça um orçamento

As compras do mercado não são as únicas que você tem dentro do mês. Você ainda tem despesas com fatura de cartão de crédito, contas de água, energia e internet, gasolina e vale-transporte… Desse modo, é importante ter um equilíbrio ao fazer essas compras, impedindo exageros que atrapalhem o pagamento dos demais compromissos.

 

A lista de compras serve justamente para que você saiba com o que deve gastar, evitando assim as compras supérfluas. Ao mesmo tempo, definir um orçamento para as compras das necessidades básicas também é importante. Faça uma média de qual é o seu gasto mensal com o supermercado e procure sempre se manter a ele. Se perceber que esse limite será ultrapassado, reveja sua lista de compras e veja o que pode ser cortado ou adiado para se manter dentro do orçamento.

Tecnologia ao seu favor

Quem nunca escreveu a lista de compras em um papelzinho e acabou o esquecendo ao sair de casa? Muito chato quando isso acontece, não é? Tem até quem consegue lembrar do que escreveu, mas muitos não irão se lembrar da lista toda.

 

Uma forma de não ter que lidar mais com esse inconveniente é utilizar a tecnologia ao seu favor. Hoje, existem aplicativos de lista de compras para celular que permitem tornar esse processo ainda mais fácil. Esses aplicativos possibilitam que o usuário crie a lista por comando de voz, salve-a na nuvem ou até mesmo a separe por categorias, como limpeza e higiene pessoal, frios e laticínios, bebidas, congelados, frutas e legumes e padaria, entre outros.

Dicas práticas para fazer uma lista de compras que realmente funciona

queijo coalho

Dicas práticas para fazer uma lista de compras que realmente funciona