Contratar uma agência de marketing digital geralmente é muito mais acessível do que as empresas pensam. Você sabia que o escopo e o tamanho de uma campanha de marketing cabem na maioria dos orçamentos e podem ser aumentados conforme o negócio cresce? Muitas empresas cometem o erro de considerar o marketing digital um custo, em vez de uma oportunidade de gerar lucro. Isso pode prejudicar o sucesso dos negócios e retardar seu crescimento. Na verdade, estima-se que as pesquisas locais levam 50% dos usuários de celular a visitar uma empresa em um dia.
O custo de contratar uma agência de marketing digital depende de vários fatores, incluindo:
- o escopo do projeto
- a experiência deles
- a experiência da agência
- onde eles estão localizados
- o tamanho da agência
Algumas agências de marketing digital têm uma retenção mensal, enquanto outras cobram com base no projeto. O custo pode variar significativamente com base no projeto e na agência. Pode variar de R$1.000 por mês a R$20.000 por mês e muito mais.
Nesta postagem, discutimos os fatores que influenciam o custo de contratação de uma agência de marketing digital.
O escopo do projeto tem o maior impacto no custo
O escopo do projeto tem um dos maiores efeitos sobre o custo. Obviamente, é mais caro contratar uma agência de marketing digital para construir uma estratégia, implementar a estratégia e gerenciar uma campanha no dia a dia do que simplesmente comprar serviços de consultoria.
Para empresas com orçamento limitado, geralmente faz sentido começar contratando uma agência com base em consultoria. Isso pode incluir a solicitação de uma análise competitiva do panorama do mercado (incluindo a pesquisa do produto ou serviço e a realização de uma análise de público-alvo e análise competitiva) e o recebimento de uma estratégia e plano de marketing digital.
Para economizar dinheiro, a empresa pode implementar o plano por conta própria, talvez sob a supervisão da agência por meio de sessões de consultoria mensais ou trimestrais. Isso pode economizar uma quantia significativa de dinheiro para a empresa e permitir que empresas em crescimento se beneficiem do marketing digital antes de ter o orçamento para contratar uma agência para implementar e gerenciar todas as suas campanhas de marketing digital diretamente.
O escopo do projeto também se refere aos serviços de marketing digital escolhidos. O marketing digital engloba serviços como design e desenvolvimento de sites, publicidade digital, marketing de mídia social, otimização de mecanismos de pesquisa, marketing por e-mail, criação de vídeo e muito mais.
Quanto mais serviços uma agência precisar realizar, maior será o custo. Embora um negócio deva implementar uma estratégia holística para maximizar seu retorno sobre o investimento, o negócio pode começar com um ou mais serviços individuais e então expandir conforme cresce.
Experiência e conhecimento fornecem insights sobre quais resultados uma agência fornecerá
Existe uma correlação direta entre conhecimento e experiência e os resultados que uma agência de marketing digital vai entregar.
- A agência gerenciou milhões de reais em gastos com publicidade ou é relativamente nova em publicidade paga?
- A agência tem experiência e resultados comprovados com cada um dos serviços de marketing digital?
- Qual é o retorno do investimento médio de cada cliente?
A experiência e expertise da equipe da agência afetarão o preço. Um preço mais alto pode valer a pena se a experiência e expertise da agência permitirem que ela forneça resultados superiores. Ao procurar uma agência, certifique-se de pedir estudos de caso e histórias de sucesso.
Localização
Pode ser mais caro contratar uma agência de marketing digital em uma cidade grande do que contratar uma agência em um estado menor ou em uma área suburbana. Dito isso, há muitas vantagens em contratar uma agência perto de sua empresa (ou pelo menos perto da área para a qual sua empresa está direcionada).
As vantagens de contratar uma agência perto de sua empresa incluem o fato de você poder realizar reuniões presenciais (algo que os clientes costumam considerar muito valioso). Outra vantagem é que a agência de marketing digital estará no seu fuso horário (o que facilita a comunicação).
E, talvez o mais importante, uma agência local estará familiarizada com o cenário competitivo local e o comportamento do mercado local. Os consumidores em São Paulo podem responder a uma determinada campanha de maneira muito diferente do que os consumidores de Minas Gerais.
Tamanho da Agência
Geralmente, há uma correlação entre o custo de contratar uma agência de marketing digital e o tamanho da agência. Embora as maiores agências possam cobrar um valor alto, as agências boutique geralmente cobram mais de uma ou duas agências ou freelancers. Isso geralmente se relaciona com conhecimento e experiência.
Uma agência com conhecimento e experiência provavelmente entregará resultados superiores que podem render muito. Muito pode ser dito a respeito da especialização e é aqui que o tamanho da agência entra em jogo. É preferível trabalhar com uma agência que tenha uma equipe separada para cada serviço. Uma equipe para publicidade paga, uma equipe separada para o design do site, uma equipe separada para a mídia social e assim por diante. Embora a especialização possa levar a um aumento nos custos, pode valer a pena se a agência puder entregar resultados superiores.
Então, quanto custa contratar uma agência de marketing digital?
O velho ditado “você recebe o que paga” se aplica às agências de marketing digital. Felizmente, para empresas em crescimento, é possível manter uma agência de marketing digital sem sacrificar a qualidade. Isso é feito estreitando o escopo da campanha de marketing. As empresas podem começar com uma estratégia limitada e então reinvestir os lucros dessa estratégia limitada em uma estratégia de marketing holística.
Consultar com especialistas de uma agência de marketing digital pode começar tão baixo quanto R$80- R$100 / hora. As taxas mensais podem ser tão baixas quanto R$1.000, dependendo do escopo dos serviços de marketing digital.