criação de sites com SEO desenvolvimento de páginas web websites agencia

9 coisas que você deve fazer após publicar seu site em WordPress

A AltoSite é uma agência especialista em Criação de Sites e Otimização para o Google. Se você deseja maiores informações, clique abaixo para falar conosco.

9 coisas que você deve fazer após publicar seu site em WordPress

Um site é criado em etapas, uma mais divertida do que a outra… mas na melhor parte da brincadeira, os desenvolvedores pulam fora.

Um bom planejamento é fundamental para desenvolver um bom projeto.

Antes de iniciar o site, eu costumo reservar algum tempo para planejar o que deve ser feito e evitar retrabalho.

Algumas perguntas são essenciais nesta etapa:

  • Qual será meu público alvo? 
  • Qual a linguagem que devo usar para este público, para vender o serviço/produto desejado? 
  • Quais páginas este público espera encontrar no site? 
  • Quais informações devem aparecer na página inicial? 
  • Quais as keywords pretendo indexar no Google?
  • Qual o objetivo do site?

A lista de perguntas é longa…

Uma vez feito o brainstorm e definido todo o escopo, começa o processo de desenvolvimento.

Então vem a escolha do tema, instalação do wordpress, criação do site, revisão, ajuste, revisão, ajuste, revisão, ajuste, revisão, ajuste, e por fim publicação. Aí é só instalar o Google Analytics e pronto! Está publicado, hora de receber pelo divertido trabalho e começar tudo de novo, em um novo projeto. Certo? Errado!

A menos que você goste de sair da brincadeira na melhor parte…

Tem muita coisa a ser feita ainda. Finalização do site envolve muita coisa, mas é sempre meio parecido. Basicamente, você precisa:

  • Que o site seja rápido ?
  • Que o site gere conversão ?
  • Que o Google ? seu site!
  • Que o seu cliente ?? toda a sua dedicação e te indique para novos serviços.

Tome nota!

A primeira coisa é deixar o site mais leve e rápido possível. Vai passar uma boa impressão para seu cliente, além de economizar o tempo dos outros.

Para deixar seu site rápido, tem alguns passos simples a seguir:

Atualize seu PHP para a última versão ?

Essa é essencial! Muitos servidores tem como default versões defasadas do PHP. Acesse o seu painel e verifique se não há uma versão mais recente disponível. Para você ter ideia, o PHP 7 deixa um site cerca de 4x mais rápido se comparado à versão 5.4 ?

Aumente a memória do WP-Config.php 

Dependendo das configurações do seu servidor, seu site virá com bem pouca memória disponível. Muitas vezes você pode ter uma ferrari rodando com um motor de fusca. Para aumentar a memória, é só inserir essa linha no seu wp-config, em qualquer lugar, criando uma nova linha: define( ‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘512M’ );

O Cron não precisa rodar a cada requisição! ?

Toda vez que uma página é carregada, o wordpress carrega o wp-cron.php para ver se existe alguma ação pendente, como notificar a atualização de plugins ou novos comentários. Isso acaba por deixar o site mais lento. Independente do tamanho do seu site, definir um tempo entre a execução do wp-cron é uma ótima forma de melhorar a performance geral do site. Para isso, insira a seguinte linha no seu wp-config, para que o cron roda apenas a cada 4 horas: define( ‘WP_CRON_LOCK_TIMEOUT’, 14400 );

Rascunhos dos posts ?

A cada poucos segundos o wordpress salva um rascunho do que você está escrevendo. Você pode especificar o tempo entre cada autosave. Para isso, acrescente ao seu wp-config, para que o autosave aconteça a cada três minutos: define( ‘AUTOSAVE_INTERVAL’, 160 );

Limite a quantidade de revisões de posts e páginas 

Revisões de páginas são realmente úteis e já me salvaram a pele muitas vezes de erros que eu mesmo cometi, de bugs de page builders, entre outros… Porém, é comum ver uma página com mais de 100 revisões. Em mais de 10 anos na área, nunca precisei usar um review que estava a mais de 10 edições atrás, e os reviews deixam o banco de dados bastante lento. Você pode limitar a quantidade de reviews criados, de forma que somente as X últimas revisões estarão disponíveis para serem restauradas. Basta acrescentar a seguinte linha ao seu wp-config (sempre ele!!!): define( ‘WP_POST_REVISIONS’, 2 );

Crie um sitemap.xml e envie para a central de webmasters do Google

A criação de um sitemap.xml é essencial para o Google conhecer seu novo site. Eu costumo utilizar o sitemap.xml do plugin all in one seo pack, que é bastante prático.

Peça para o Google indexar seu site novo

Quando publicar o site, vincule-o à central de webmasters do Google e solicite uma indexação. Sem fazer este processo, pode levar meses até que o seu site seja listado nas SERP’s.

Pelamor do Deus, não faça um site sem call to action! ? 

Ainda hoje é comum encontrar site sem um botão que integre o site ao Whatsapp, telefones visíveis, e-mail, entre outros. Facilite a vida do usuário! Dê destaque para o link das redes sociais, adicione um floating button do Whatsapp, destaque as principais informações em botões grandes.

Instale um bom plugin de Cache

Fica a seu critério. Se não souber qual escolher, eu costumo usar e recomendar o fastest cache, que é bastante efetivo. Há uma versão gratuita, um pouco mais limitada, mas que já dá uma boa acelerada, e a versão PRO, com recursos extras para tornar o site ainda mais rápido. E não cometa a presepada de instalar dois plugins de cache para deixar o site mais rápido!! É como passar dois perfumes pra ficar duplamente cheiroso! #NaoFunciona!

E por aí vai…

 

9 coisas que você deve fazer após publicar seu site em WordPress

site novo