criação de sites com SEO desenvolvimento de páginas web websites agencia

Semana do Brasil: saiba tudo sobre a Black Friday brasileira

A AltoSite é uma agência especialista em Criação de Sites e Otimização para o Google. Se você deseja maiores informações, clique abaixo para falar conosco.

Semana do Brasil: saiba tudo sobre a Black Friday brasileira

Realizada entre os dias 4 e 10 de setembro de 2022, a edição deste ano da Semana do Brasil se aproxima. A data, que surgiu nos últimos anos, tem se mostrado uma excelente oportunidade para encontrar itens de informática, smartphones, cosméticos, perfumaria e produtos Adidas com desconto

Entretanto, muitos brasileiros ainda não estão acostumados com a nova data comercial, e acabam não aproveitando os seus benefícios. Se esse é o seu caso, entenda abaixo porque essa iniciativa mobiliza as principais lojas de varejo do país.

O que é?

Apesar de já ser realizada há alguns anos, muitos brasileiros ainda desconhecem a Semana do Brasil. Ela foi uma iniciativa do Governo Federal, criada em 2019 com o objetivo de estimular a economia do país em setembro, mês em que se celebra a Independência do Brasil.

Dessa forma, durante a sua realização, varejistas de todo o país recebem apoio do Governo e oferecem melhores condições de compra para os consumidores. As estratégias envolvem oferecer promoções e cashbacks aos clientes, além de cupons de desconto e frete grátis.

No geral, o objetivo da Semana do Brasil é conseguir estimular na economia brasileira o mesmo efeito que a Black Friday tem na dos EUA. A escolha por setembro para aquecer a economia no segundo semestre não é por acaso. Além de comemorar a Independência do Brasil, o mês foi escolhido por ser tido como um mês “perdido” para os comerciantes, já que ele não oferece uma data comercial atrativa, como Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia das Crianças.

Dicas para fazer compras online

A Semana do Brasil costuma ser mais intensa nas lojas de e-commerce, o que acaba sendo uma grande vantagem para o consumidor. Ao comprar pela Internet, fica mais fácil comparar os preços em diferentes estabelecimentos, além de não haver a necessidade de se deslocar até as lojas físicas e nem de enfrentar filas.

No entanto, para aproveitar a data com total segurança e conforto, é importante realizar alguns procedimentos para evitar fraudes e golpes. Conheça dicas valiosas de como se proteger.

Conheça onde você está comprando

O primeiro conselho de ouro dado pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) é checar a autenticidade da loja em que você pretende fazer a compra. Isso envolve verificar se o domínio do e-commerce é de confiança, além de conhecer outras informações vitais sobre o estabelecimento, como qual é o seu endereço físico e quais são os telefones de contato.

Outra checagem que pode ser feita é em relação ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da empresa. Se for necessário, é indicado entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que deve ser colocado no site, para conhecer melhor os serviços e produtos oferecidos pela loja.

Pesquisar o histórico da loja

Ainda dentro dessa linha, também é importante conhecer o histórico da loja. Uma pesquisa feita no Procon ou na Junta Comercial do seu estado permite se informar se a loja escolhida tem problemas na Justiça. Aproveite para pesquisar sobre a opinião de outros consumidores sobre determinado estabelecimento. Isso é fundamental para saber como é o procedimento de troca da loja ou se ela tem problemas para fazer as entregas dentro do prazo.

Ter uma conexão de segurança

Outro ponto que merece atenção é confirmar se o site tem dados blindados, o que garante que as informações pessoais do consumidor, como nome, endereço e número do cartão de crédito, estão seguras. Isso pode ser feito ao olhar o endereço eletrônico do site, percebendo se ele começa com “https://” e se, ao seu lado, está o símbolo do cadeado.

Se isso estiver ausente, é sinal de que o domínio do site não obedece esse padrão e os dados do cliente podem ficar sujeitos ao ataque de hackers. Portanto, nesse cenário, a melhor dica é procurar outro site para fazer a compra, ou fazê-la na loja física do estabelecimento.

Semana do Brasil: saiba tudo sobre a Black Friday brasileira

Semana do Brasil saiba tudo sobre a Black Friday brasileira