Qual a diferença do Facebook para o Google?
Então vamos direto ao ponto:
A primeira diferença importante entre as duas ferramentas é sua finalidade, o Google é para as pessoas realizarem buscas e pesquisas e o Facebook uma rede social de compartilhamento.
Teoricamente as pessoas utilizam o Google para resolver um problema, para pesquisar um assunto, o uso do Google é muito direcionado e preciso.
O Facebook é lazer! As pessoas acessam para se divertir ou se irritar quando o assunto é política! Mas de fato as pessoas acessam o facebook para se divertir.
Então rapidamente podemos concluir que o Google seria a melhor ferramenta para investir quando o assunto é saúde! Não, não é bem assim.
Em marketing não existe uma única ferramenta, o certo é usar todas! É aqui que muita gente se engana e investe tudo numa única ferramenta.
A melhor coisa do Google é que você entrega para o seu cliente aquilo que ele busca. Embora simples é muito desafiador entender como o cliente se comporta e aqui que entra a técnica, o marketing digital e estudo do cliente! Que é a especialidade do Marketing!
E o facebook?
Bom quem não conhece bem o facebook não sabe como a ferramenta FANPAGE pode ser bem usada!
O Facebook para clinicas e consultórios é uma ferramenta de publicidade! Você só consegue curtidas na páginas se investir em publicidade, ou seja, precisa pagar para o Facebook. Num outro artigo vamos explicar como isso funciona e seus benefícios.
O legal da publicidade do Facebook é que ela é totalmente segmentada, você pode escolher a idade do seu público, sexo, profissão, tipo de relacionamento, se essa pessoa gosta de política, saúde, esportes, etc.
Pode escolher que tipo de páginas ela curte, qual empresa ela trabalha, qual time de futebol, se é casada, solteira, mãe, pai etc. tudo fica registrado e o Facebook direciona sua propaganda para onde você quiser. Fique tranqüilo o Facebook não divulga quem são as pessoas, os dados são de um grupo de pessoas e não individual, a privacidade é garantida neste tipo de ferramenta.
Em se tratando de saúde, podemos imaginar que não seja de bom tom uma propaganda sobre uma especialidade médica, mas eu discordo, como a mente da pessoa esta mais tranqüila a propaganda bem feita pode ter enorme sucesso.
Quando essa pessoa precisar de um serviço de saúde, quem ela vai intuitivamente pesquisar no Google? O nome de sua empresa! Ou se pesquisar sua especialidade e cair no seu site? Ela vai se lembrar da logo, da fanpage, e vai se sentir mais confiante em ligar e marcar uma consulta.
O Facebook é uma poderosa ferramenta para você se relacionar com seu cliente e captar novos clientes e criar um relacionamento com ele.
Portanto as duas ferramentas trabalham em sintonia, uma não exclui a outra!
Escrito por Alberto Mingoranze