O marketing sempre foi e sempre será um desafio, isso porque as regras do marketing não são facilmente aprendidas, não basta ler um livro para entender de marketing é preciso vivenciar, ganhar experiência e sobretudo ter feeling.
O marketing é um desafio porque não existem regras iguais, não existe uma matemática, uma estratégia de marketing muito bem feita poder ser um enorme fracasso, vou citar um case apenas: Coca cola com a New Coke um dos maiores cases de fracasso de marketing, e tudo o que foi feito na campanha da New Coke, foi seguir todas as bases de marketing da época. Então tome muito cuidado quando um livro de marketing fala sobre regras de marketing, essas regras não existem, elas mudam constantemente.
O Marketing médico é interessante e desafiador porque estamos falando de um serviço, que é intangível, não tem como ver, sentir o serviço antes de usar, ou seja, você paga para ver! No âmbito da saúde isso é ainda mais relevante, porque estamos falando do maior bem de um ser humano sua saúde. Somente quem conviveu lado a lado com um médico e uma equipe de saúde sabe como funciona o sistema, sabe tudo o que acontece nos bastidores de um consultório, clinica, hospital, centro cirúrgico, salas de exames etc.
Quando fui supervisor de atendimento da maior clinica de oftalmologia de Curitiba, pude vivenciar dezenas de experiências, que me capacitaram a entender muito bem esse mercado. Mais tarde nessa mesma empresa iniciei um trabalho inédito de marketing, e fizemos coisas incríveis que mais tarde serviram de base para meus trabalhos com outros médicos.
A importância da fotografia
A fotografia tem substancial importância para um consultório, clinica ou hospital. Como falei anteriormente o serviço é intangível, portanto é preciso ter em mãos o maior numero de ferramentas para TANGIBILIZAR o serviço. A fotografia é uma ótima ferramenta para mostrar para o paciente sua estrutura, sua equipe e você, isso mesmo você. Para o paciente é muito importante a aparência é uma maneira de se identificar com o profissional ou não.
Toda pessoa é bonita dependendo do fotografo, por isso fotos bem feitas são fundamentais para divulgar o trabalho de um médico.
Pode parecer que estou sendo superficial, mas o Brasil é um dos países que mais dão valor a estética do mundo, o brasileiro é vaidoso e parte do seu posicionamento de mercado, pode ter muito haver com sua aparência e seu carisma.
A primeira impressão é a que fica
A fotografia pode antecipar para seu paciente como será o seu atendimento, pode demonstrar seu carisma, seu jeito, como você atende. Tudo isso por uma imagem.
O vídeo como grande aliado
Todas as grandes empresas de internet estão investindo em vídeos, youtube, facebook twiter, instagram…e porque? Porque é a tendência do futuro as pessoas adoram vídeo a internet em alguns anos terá um trafego gigantesco de vídeo.
- 86% das pessoas online no Brasil assistiram vídeos;
- 161 para cada uma dessas pessoas
- 11 horas por mês para cada pessoa
Nos estados unidos as pessoas já passam mais tempo na internet do que na TV e no Brasil estamos muito próximo disso, mesmo com uma internet devagar e ainda cara.
O vídeo no marketing médico é uma ótima ferramenta, no qual o médico pode falar de um assunto de sua especialidade, como uma cirurgia, uma doença um tipo de tratamento etc.
Já reparou como os programas de TV adoram chamar médicos?
Os médicos tem um grande respeito pelo publico, são considerados autoridades no assunto e respeitados pelos seu conhecimento.
E todos sabemos que na TV alguns médicos falam coisas erradas, justamente porque querem falar de tudo, não ficam focados em sua especialidade.
A questão é a seguinte quem vai falar com seu paciente? o programinha matinal da rede globo ou você?
Hoje fazer um vídeo profissional é muito barato, é uma alternativa muito viável para qualquer profissional de medicina.
Por isso não abra mão dessa ferramenta na hora de criar seu site, sua página no facebook, instagram ou vine.
Artigo escrito por Alberto Mingoranze – Especialista em Marketing estratégico, Marketing médico e Neuromarketing