Motivo da viagem já orienta quais itens serão essenciais, especialmente em destinos remotos ou internacionais
Depois de longos anos com o turismo interrompido no mundo, finalmente é possível dizer que as fronteiras se abriram por completo. Seja reservando uma suíte especial em um resort em Trancoso, seja escolhendo um destino só de ida em alguma cidade no interior da Europa, muitas pessoas voltaram a planejar viagens para os próximos anos.
Nesse meio, muitas irão viajar pela primeira vez, ou por serem mais novas (inclua aqui a geração Z e a geração Alpha), ou simplesmente pela possibilidade de realizar um sonho de anos. Assim como muitas das ‘primeiras vezes’, viajar cria muitas expectativas, e é possível evitar imprevistos sabendo exatamente o que levar com você.
Antes de tudo, entenda qual o seu tipo de viagem
Com a popularidade de modelos de trabalho como o remoto, ficou mais comum que pessoas viajem pela primeira vez a trabalho ou até mesmo optem pelo estilo de vida de nômades digitais. Para não errar na hora de montar a mala, analisar o objetivo da sua primeira viagem é fundamental.
Viagem a trabalho
As viagens em razão de trabalho podem ser curtas, como visitas a escritórios de clientes em outras cidades, ou longas, como em participações em eventos. Além de lembrar do dresscode necessário para a ocasião, é importante considerar o peso de equipamentos como notebook, câmeras e acessórios, além de, é claro, garantir um seguro viagem para caso de extravio.
Viagem no estilo mochilão
Muitas pessoas optam pelo estilo de viagem mais econômica e sem muitos roteiros definidos, popularmente conhecido como mochilão. Nesses casos, pensar na funcionalidade das peças de roupa, repor equipamentos básicos, como lanternas, e ter um kit de primeiros socorros é o mais indicado.
Viagem de férias
Pode ser um fim de semana na praia ou um mês hospedado em resort paradisíaco, as malas para a viagem de férias costumam ser mais completas. Além de trajes de banho, é indicado levar peças de roupa para momentos menos casuais, como jantares e eventos, assim como produtos de cuidado pessoal e documentos importantes, como carteirinha de saúde.
Checklist de itens para levar na primeira viagem
Depois de pensar no objetivo da sua primeira viagem, é hora de garantir que você não esqueça nada, aproveitando ao máximo o momento. Existem diversas formas de montar um checklist antes de viajar, mas aqui listamos os itens mais comuns nos diferentes tipos de viagens.
Bagagem de mão e malas para despachar
Mesmo quem viaja no estilo mochilão deve se atentar às bagagens de mão e saber o que precisa ser despachado. Nos itens que viajarão com você, tenha desodorante, escova de dentes, cabos de celular, documentos, endereços anotados, medicamentos, entre outros.
Nas malas despachadas, peças de roupa complementares, como casacos mais pesados, lembrancinhas compradas no caminho, cosméticos e roupas sujas. O limite de peso da bagagem de mão varia conforme o tipo de transporte (avião, ônibus, carona), assim como o valor cobrado pelo serviço.
Documentos e objetos pessoais
Parece óbvio, mas na euforia da primeira viagem muita gente acaba esquecendo de ter por perto os documentos e objetos pessoais mais importantes, como RG, passagem, óculos de grau, carregador de celular, cartão de crédito. Garanta que tudo que você possa precisar entre sua casa e o destino final esteja separado.
Medicamentos e receitas atualizadas
É possível que você faça uso de medicamentos regularmente, e para que não haja problemas na hora de embarcar, é importante levar junto com a bagagem as receitas respectivas a cada medicamento, atualizadas. Se possível, adeque o horário de ingerir os medicamentos conforme o embarque e desembarque, caso não seja possível alcançar os itens durante o trajeto.
Peças de roupa adequadas e na quantidade certa
Quando se trata de roupas para viajar, quantidade nem sempre é algo que vai ser útil. Pense em peças que serão funcionais para a maioria dos momentos, levando apenas roupas íntimas e meias na quantidade proporcional aos dias que irá ficar fora. Em muitos casos, vale a pena optar por comprar peças de roupa mais pesadas, como casacos de frio, ao chegar no lugar, reduzindo o peso da mala.