A análise completa do que é um backlink! Leia sobre backlinks e por que eles são a maneira mais eficaz de aumentar seu ROI de marketing digital.
Entendemos. Você está ouvindo todos esses profissionais de marketing digital falarem sobre comprar backlinks de qualidade, mas ainda não tem certeza do que é um “backlink”. O que é um backlink? E por que eles importam?
Aqui, daremos a você uma visão geral do que são backlinks e por que gerar backlinks pode ser a maneira mais eficaz de aumentar seu ROI de marketing digital .
Vamos entrar em alguns exemplos e até mesmo definir todas as frases que você ouve os profissionais de marketing dizerem todos os dias que se relacionam com backlinks.
Se isso não bastasse, vamos nos aprofundar em algumas das nossas formas favoritas de gerar alguns desses backlinks.
O que é um backlink?
Um backlink é um hiperlink apontando para uma página em seu site.
Coloque em termos leigos:
Um backlink é um cenário em que uma página na Internet faz referência a uma página em seu site e inclui um link clicável para acessar essa página.
Por exemplo, este texto clicável é um backlink para meu site pessoal .
“Backlink” é um termo genérico que inclui um monte de outras terminologias de otimização de mecanismos de busca. Aqui está um rápido resumo de algumas dessas outras frases de jargão que você verá por aí:
- Link interno/link de entrada – um link de uma parte do seu site para outra (isso também é chamado de backlink. Dito isso, “backlinks” geralmente se referem a links de outros sites). Você também verá as pessoas se referirem a isso como links internos, inlinks ou interlinks.
- Link de entrada – um link de um site para uma página em seu site (esses são os tipos de backlinks que todo mundo procura)
- Link de referência – um link para uma página da Web (pode vir de um e-mail, um documento do Microsoft Word etc.).
- Link de saída/Link externo – um link para uma página em um site diferente (ou seja, um link para outro site). Se você criar um link para mynewwebsite.com, você se referirá a esse link como um link externo. As boas pessoas em mynewwebsite.com referem-se a isso como um link de entrada para seu site.
- Link âncora – um link em uma página para uma seção diferente dessa página (às vezes você verá isso em artigos longos como uma maneira de os leitores pularem de uma seção para outra)
Aviso justo: estamos prestes a detalhar o histórico de backlinks. Não se preocupe, não ficaremos ofendidos se você pular esta parte e for para “ Qual é a melhor maneira de obter backlinks? ”
Por que os backlinks são importantes?
Resposta curta: porque o Google diz isso . E o Google traz para o site médio 50% de seu tráfego online total.
Em 1996, Larry Page e Sergey Brin criaram a ideia do PageRank – um sistema hierárquico projetado para avaliar os melhores recursos da internet em termos de perfil de link. Em outras palavras, o site A teria uma classificação mais alta do que o site B se A tivesse 10 links a mais apontando para ele do que B.
O PageRank se tornou um dos mais importantes fatores de classificação do mecanismo de pesquisa no algoritmo do Google. Em outras palavras, o número de links de sites que um site possui tornou-se um dos fatores de classificação mais importantes.
Então, o que aconteceu depois que o Google se tornou mais popular?
Os proprietários de sites começaram a comprar milhares de backlinks. Da noite para o dia, novos sites começariam a ser classificados no topo dos resultados de pesquisa do Google para termos de pesquisa valiosos.
Desde aquela época, o Google e outros mecanismos de busca populares começaram a reprimir práticas como essa (muitas vezes chamadas de black hat SEO) com atualizações do algoritmo Penguin . Essas atualizações penalizam os sites que compram backlinks ou adquirem milhares de backlinks de baixa qualidade.
Então, os backlinks ainda são importantes hoje?
Resposta curta: sim.
Hoje, o número de sites com links que um site possui ainda é muito importante (a partir de 2022 , está fortemente correlacionado com altas classificações de pesquisa). Mas a qualidade dos links importa muito mais do que a quantidade.
Pense desta forma: 1 link de um site de alta qualidade como o New York Times vale mais do que um link de 50 blogs dos quais você nunca ouviu falar .
Resumindo, a melhor maneira de ter uma classificação mais alta no Google para os termos que seus clientes estão procurando ativamente é obter backlinks de alta qualidade.
O que nos leva à nossa próxima seção…
Qual é a melhor maneira de obter backlinks?
Então, agora, você provavelmente está pensando consigo mesmo: “Sim, isso é legal e tudo, mas como você consegue backlinks?”
As campanhas de criação de links mais eficazes começam com a criação de conteúdo incrível . Quando compartilhadas com as pessoas certas, as postagens de blog úteis começarão a ganhar backlinks e a ter uma classificação cada vez mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
Dito isto, a melhor maneira de alavancar esse crescimento natural de links é fazer link building ativo .
Com isso em mente, aqui estão algumas das nossas maneiras favoritas de construir backlinks em 2023:
- Realize divulgação de links direcionados
Depois de publicar um artigo de blog. Encontre de 3 a 4 frases que descrevam seu artigo. Pesquise essas frases no Google e inicie uma conversa com os autores dos principais artigos que aparecem nos resultados da pesquisa.
Elogie-os em seu artigo. Ofereça sugestões de itens a serem adicionados. Informe-os sobre conteúdo desatualizado/impreciso.
Durante a conversa, compartilhe seu artigo com eles e incentive-os a criar um link para o seu artigo.
- Roube os backlinks dos seus concorrentes
Inscreva-se para uma avaliação do Ahrefs . Baixe uma lista das páginas da web que estão vinculadas aos seus 5 maiores concorrentes.
Analise esses backlinks. Encontre links provenientes de listas de diretórios da web relevantes (sites que seus clientes visitariam e que permitem que você poste um link para seu site). Envie seu site para ser listado nesses diretórios. Em seguida, encontre resumos de conselhos de especialistas que discutem “As maneiras X de ser melhor em Y”. Entre em contato com o autor dessas postagens e pergunte se você também pode compartilhar uma dica. Se eles incluírem sua dica, também incluirão um link para seu site.
- Pesquise páginas de recursos
Pesquise on-line empresas locais que tenham uma página de recursos. Pergunte a esses sites se eles consideravam adicionar seu site à página.
Pesquise o seguinte no Google. O que você encontrará são empresas em sua área que possuem uma página de recursos.
Entre em contato com os proprietários e pergunte se eles adicionaram seu site à página de recursos deles, já que você está na mesma área.
Este é apenas o começo de nossas estratégias de criação de links. Recentemente, compartilhamos mais cinco técnicas inovadoras de criação de links , projetadas para ajudá-lo a criar seu perfil de link.
Outras perguntas comuns sobre backlinks:
Quando você diz que os sites foram penalizados por comprar backlinks, o que você quer dizer?
O Google está constantemente lançando novas atualizações em seu algoritmo que identificam as táticas de SEO black hat (compra de backlinks, preenchimento de palavras-chave, etc.). Uma vez que essas táticas são descobertas, o Google “penaliza” esses sites, eliminando as classificações de pesquisa mais valiosas do site.
Em outras palavras, um site classificado em primeiro lugar no Google para “pizzaria em Denver” pode cair para a página 5 do Google se for pego comprando backlinks. Agora dimensione isso para todas as outras variantes para as quais o site classifica:
- 3º para “Denver pepperoni pizza”
- 2º para “melhor pizza em Denver”
- etc.
Agora você começa a ter a ideia. Da noite para o dia, esse site pode cair de 20.000 visitantes orgânicos por mês para 500.
Em vez de tentar burlar o sistema, concentre-se no link building white hat – métodos para obter links que não violem as diretrizes do Google.
Ok, então posso apenas comentar em um monte de blogs? A maioria dos blogs permite que eu adicione um link para o meu site.
Você pode. Dito isto, os links que vêm dos comentários do blog são (quase) sempre links nofollow. Em outras palavras, eles não terão muito impacto em suas classificações de pesquisa.
O que você deseja para o seu site é uma mistura saudável de links nofollow do seu nome do Instagram e dofollow.
Qual é a diferença entre um backlink dofollow e nofollow?
Nos primórdios do SEO, os comentários em blogs eram uma das formas mais eficazes de obter links de alta qualidade. O Google percebeu que mais e mais blogueiros começaram a abusar do sistema.
Em resposta, o Google sugeriu a criação de atributos nofollow. Hoje, os atributos nofollow significam que o link fornecido não deve influenciar a autoridade de uma página.
Links nofollow de blogs respeitáveis ainda carregam muito valor em termos de visitantes do site que eles podem gerar. No entanto, os links nofollow não irão melhorar diretamente a autoridade do seu site.
Como faço para medir o valor de um backlink em comparação com outro?
A melhor maneira de comparar o valor de vários backlinks é observando a autoridade da página e a autoridade do domínio.
- A autoridade da página (ou classificação de URL) é uma métrica de terceiros destinada a calcular o PageRank (ou seja, uma métrica de terceiros que tenta calcular a “autoridade” de uma página da web individual).
- A autoridade de domínio (ou classificação de domínio) é uma métrica de terceiros que tenta medir a “autoridade” de um determinado site.
Ambos são métricas de terceiros que servem para comparar o valor de um link com outro. Moz , Ahrefs e dezenas de outras ferramentas de SEO executam suas próprias análises estatísticas em um esforço para calcular essas métricas.
Ambas as métricas funcionam em uma escala de 0 a 100. 0 serve como um indicador de que um site não possui backlinks confiáveis apontando para ele. 100 é o agrupamento mais alto de sites (sites como o Facebook, que têm dezenas de bilhões de outros sites com links para eles).
E se eu tiver vários links do mesmo site? Não seria mais fácil obter muitos links de um pequeno punhado de sites?
Seria. No entanto, o Google coloca muito mais peso no primeiro link que você obtém de um site do que no segundo, terceiro e além. Colocando em termos de jargão , o Google coloca uma tonelada de valor em sua contagem total de backlinks de domínio raiz – o número total de sites únicos que apontam para você.
Não me interpretem mal – nunca é ruim obter vários links do mesmo site. No entanto, o valor que sai de cada link adicional é significativamente menor do que o primeiro link obtido desse site.
E se eu criar uma dúzia de sites e fazer com que todos se conectem?
O Google também percebeu esse truque. Isso é chamado de rede privada de blogs (PBN).
Se o Google descobrir que seu site faz parte de um PBN, você receberá uma penalidade do Google e verá seu tráfego despencar ( se o seu site aparecer nas pesquisas ).
A autoridade de um site com links para mim é tudo o que importa no link building?
Não. O Google também analisa a relevância desse link.
O Google analisa o conteúdo da página vinculada para ver que tipo de site está fazendo referência a você. Em grande escala, ter links de 20 sites de avaliações de restaurantes em Denver pode mostrar ao Google que você é um restaurante de Denver.
O Google também analisa o texto âncora – o texto clicável no qual os links de referência são incluídos. O Google usa isso para tentar obter um sinal sobre o que é sua página da web.
Meu maior concorrente tem 1.000 backlinks para o site deles. Você pode me construir 2.000 este mês para que eu tenha mais do que eles?
Não é uma boa ideia. Se o Google vir seu novo site acumulando links a uma velocidade irreal , você corre o risco de ser sinalizado por spam de links. Seria mais inteligente criar links para seu site em um ritmo gradual enquanto publicava conteúdo de alta qualidade que gera links orgânicos por conta própria.
Backlinks são essenciais se você se preocupa em ser encontrado online. Precisa de ajuda para escalar sua presença online? Conte-nos um pouco sobre você e nós o ajudaremos a decidir qual serviço de marketing de conteúdo é ideal para você.