Você está terminando a graduação e está analisando possibilidades de mercado de trabalho? Conheça os temas mais comuns em diferentes provas e confira dicas de como se preparar para as avaliações
No senso comum, profissionais da medicina estudam muito, a vida toda. Porém, além de dedicação e paixão pelos temas estudados, é preciso organização, dedicação e foco na hora de se preparar para uma prova, seja ela de especialização, concurso público, entre outras.
A prova de residência médica da Unifesp é um exemplo de avaliação bastante concorrida, com um alto número de interessados e inscritos. Por isso, vale a pena conhecer as matérias que mais caem em provas de medicina e aprender algumas dicas para se preparar. Confira!
Anatomia, farmacologia e fisiologia
As disciplinas cobradas em uma prova dependem do tipo de seleção: residência, aprimoramento, mestrado, doutorado etc. No entanto, existem temas que podem ser encontrados nos mais diferentes tipos de provas.
Um exemplo é a anatomia, ciência que estuda a estrutura e a forma do corpo humano. Dominar esse assunto é fundamental para compreender como o organismo funciona.
Também é bom dar uma boa revisada em farmacologia, área que estuda os efeitos provocados por determinada substância química na função de sistemas biológicos. Médicos lidam cotidianamente com prescrições de medicamentos e outras drogas, por isso devem conhecer a fundo os tipos de medicamentos existentes, suas funções e possíveis efeitos colaterais e saber comunicar isso de forma acessível para cada paciente.
Outra disciplina bastante comum é a fisiologia, que estuda como as funções físicas, moleculares e mecânicas contribuem para o funcionamento do organismo. Na medicina, o ser vivo estudado é o ser humano, mas outros profissionais estudam a fisiologia em outras formas de vida, como vegetais, fungos, bactérias, entre outros.
Diagnóstico clínico e ética médica
Outra disciplina bastante frequente em provas para médicos que concluíram a graduação é o diagnóstico clínico, uma ferramenta básica que ajuda a nortear o trabalho dos médicos. Esse diagnóstico é feito a partir de ferramentas como anamnese (entrevista com o paciente) e exame físico.
Além de verificar como é a rotina e o histórico do paciente, a anamnese é fundamental na criação de um bom vínculo entre os profissionais de saúde e as pessoas acolhidas, a fim de construir uma boa comunicação entre eles.
A ética médica também é vista nas mais diversas provas para médicos. Essa área envolve preceitos e normas que devem ser seguidos e respeitados por todos os profissionais da área, estando vinculada a valores culturais e questões morais. A partir deles, a ética médica avalia riscos, méritos e preocupações das atividades dos profissionais da área.
Dicas para estudar
O vestibular de medicina é um dos mais concorridos nas universidades brasileiras. Entretanto, engana-se quem pensa que o esforço e a disciplina nos estudos para na preparação para o vestibular.
O compromisso de se manter atualizado em sua área de atuação deve acompanhar os profissionais da medicina durante toda a carreira. Por isso, é importante começar consultando o edital da prova, a fim de verificar as matérias que serão exigidas e as referências bibliográficas indicadas — que envolvem, muitas vezes, livros, sites, manuais, resoluções, leis, entre outros exemplos.
Com base nos assuntos exigidos, é importante definir um cronograma de estudos para organizar o que precisa ser revisto. O ideal é dedicar mais tempo naqueles conteúdos nos quais você sente mais dificuldade ou com os quais você se sente menos familiarizado.
Procure os materiais sugeridos, além de buscar recursos educacionais especializados — cursos, apostilas e aulas direcionadas para essa prova ou tema. Por fim, busque as provas aplicadas nos anos anteriores, simulando o ambiente e o tempo em que você fará a prova. Essa experiência ajuda não só a avaliar como está o seu conhecimento sobre os temas cobrados, mas também a se organizar no tempo que lhe será dado e a treinar o seu corpo fisicamente para manter a concentração ao permanecer sentado durante horas.