Marketing medico é uma necessidade do profissional
As faculdades de medicina precisam se reinventar e oferecer uma formação mais adequada para os profissionais, hoje o médico tem enormes desafios ao se formar, pois basicamente a profissão o força a ser um empreendedor e as faculdades de medicina não oferecem uma base satisfatória em negócios, administração e marketing.
Muitos médicos demoram 20 ou 30 anos para terem serem reconhecidos pelo mercado (pacientes) e isso acontece neste tempo, porque esses profissionais não utilizam as ferramentas de marketing, ou nem sabem como elas podem ser usadas.
O Marketing médico tem fundamental importância para auxiliar o médico a se comunicar com seus pacientes, indicando qual tipo de tratamento o médico é especialista, quais convênios eles atende, qual bairro, quais hospitais, dicas de saúde, informar quando participa de um congresso, palestra, entrevista etc.
A comunicação é fundamental para criar um nome no mercado sem precisar esperar 20 anos para isso.
Como funciona o marketing médico
Um dos itens mais importantes do Marketing é o posicionamento estratégico, ou seja, onde você (sua marca) está na cabeça do seu público alvo. É basicamente o posicionamento que irá direcionar seu paciente para você, se tiver um posicionamento estratégico claro, seu sucesso está assegurado e em pouco tempo você será reconhecido pelos pacientes.
Primeiramente é preciso definir a estratégia de Marketing
Que consiste em definir o seu posicionamento, qual o objetivo da sua carreira.
Divulgação via internet
Hoje o melhor meio para divulgar serviços médicos é a internet, pois é onde se concentram as pesquisas sobre saúde, cerca de 80% da pessoas pesquisam antes de ir no médico os sintomas que sentem. Se você estiver presente falando com seu paciente, certamente terá seu publico sendo direcionado para seu consultório.
As principais ferramentas que devem ser utilizadas são:
- Criação de um site institucional
- Perfis em redes sociais
- Criação de conteúdo constante
Utilizando apenas essas ferramentas é possível fazer um ótimo e eficiente trabalho de Marketing médico.
Artigo escrito por:
Alberto Mingoranze – Especialista em Marketing, Neuromarketing e Marketing Médico