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Email Retargeting: como reconquistar clientes e vender mais

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Email Retargeting: como reconquistar clientes e vender mais

A utilização do email para atrair, reter e reconquistar clientes ainda continua sendo um canal bastante assertivo para as estratégias de marketing das empresas. E para uma gestão que seja realmente eficiente de um site, é necessário que a sua empresa gere tráfego e possua um volume adequado de clientes potenciais para converter e vender mais. Porém, também é preciso entender que o número de visitas à sua página pode não ser o suficiente para se alcançar uma taxa de conversão satisfatória, porque o momento desta visita nem sempre está atrelado ao momento da decisão de compra.

Com a utilização do email retargeting, você possibilita ao seu visitante a realização da ação de conversão desejada (baixar conteúdos, solicitar um orçamento, comprar, registrar etc). E para que isso seja eficaz, a comunicação enviada deve lhe dar uma resposta que seja adaptada ao comportamento dos seus visitantes durante a sua jornada de compra (para que o conteúdo atenda da forma mais assertiva e eficiente possível as suas necessidades e expectativas). 

O que é o email retargeting?

O email retargeting possibilita que você envie automaticamente uma sequência de emails direcionados e personalizados para os visitantes do seu site, levando-os a uma ação de conversão (compra, download, registro etc.). É uma ação inteligente e inspirada nas práticas de relacionamento clássico da publicidade, onde você direciona anúncios que são ativados por uma visita a um site ou uma página da web específica (pode ser uma confirmação de uma encomenda, um email de agradecimento após o download de um “e-book” ou uma recomendação com base nos produtos visualizados pelo contato.

Como funciona o email retargeting?

O email retargeting se baseia na criação de um cenário de campanhas automáticas ativadas por uma visita a uma página específica do seu site. A sequência dos emails enviados varia de acordo com a página visitada pelo seu cliente potencial, mas também evolui de forma diferente de acordo com o comportamento do contato (abertura ou não de suas campanhas).

Na verdade, é uma técnica bem simples onde é inserida uma pequena linha de código no site que você deseja monitorar. Lá, durante a visitação, é inserido um cookie no navegador do usuário, permitindo que posteriormente ele seja impactado pelo email retargeting, de forma automatizada.

No Email Marketing: o Guia Mais Completo você encontra muitas dicas de como ter sucesso em suas campanhas. 

Como identificar os visitantes do seu site?

Existem formas bastante comuns que são utilizadas para que você retenha e recupere os dados dos visitantes do seu site, possibilitando dessa maneira o seu objetivo de conversão:

– Preenchimento de formulário no seu site

Ao preencher os campos de um formulário presente em uma página do seu site, o visitante lhe dá toda informação necessária para o envio e personalização de uma campanha de email retargeting.

– Utilização de links de campanha

Quando um dos seus contatos clica em um link de uma de suas campanhas, a URL pode mostrar os dados de contato integrando variáveis de personalização na URL.

– Cookies na conexão com o seu site

O seu visitante será identificado graças aos cookies correspondentes à sua sessão, lhe dando acesso às informações dele de conexão (email, nome, sobrenome etc).

Principais vantagens obtidas com a criação de campanhas de email retargeting:

  1. Otimização da sua taxa de conversão

Essa técnica de automação de marketing é significativamente eficaz para otimizar seus funis de conversão e multiplicar o retorno sobre o investimento (combatendo, ao mesmo tempo, a taxa de cancelamento ou “churn”, o abandono do carrinho de compras e as visitas que não conduzem a ações de conversão).

  1. Melhoria na gestão do seu relacionamento com o cliente

O email retargeting reforça a eficácia da sua estratégia de fidelização, possibilitando o contato com o seu cliente potencial no momento certo e com conteúdos relevantes que vão de encontro às suas necessidades/expectativas (facilitando assim o seu regresso para fazer mais compras).

  1. Potencializa o poder do seu CTA

Existe quem não goste de inserir códigos avançados no email para não cair em filtros de SPAM ou phishing de servidores, mas com o email retargeting é possível criar CTAs (Calls to Action) no final de sua mensagem (usando links que irão direcionarão para as páginas de melhor conversão).

  1. Ajuda a segmentar suas listas

Uma empresa com novas inscrições em sua página na web precisa, continuamente, conseguir mais informações para segmentar cada vez mais suas listas de contatos. Se a sua empresa vende smartphones e tablets, por exemplo, ela pode colocar esses dois links no email enviado. Na opção em que o cliente clicar, é imediatamente acionada a campanha.

Conclusão

Seja qual for o seu objetivo de negócio (aumentar as vendas, gerar mais leads ou fidelizar os seus clientes), o importante para sua empresa é saber como traçar uma boa estratégia de email marketing e ter uma campanha eficiente junto à sua base de clientes 

E agora que você já conhece o email retargeting, por exemplo, use essa forma rápida, prática e efetiva para aumentar significativamente as suas conversões. É uma excelente técnica para se comunicar com os seus clientes, falando a língua de cada um deles e enviando as mensagens certas no momento certo!lar.

Email Retargeting: como reconquistar clientes e vender mais

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