A Black Friday está chegando, e você quer saber como se preparar com mais eficácia para impulsionar as vendas da sua empresa? Confira as principais dicas de marketing digital para aumentar seus lucros nesse período
Logo quando o ano entra no segundo semestre, e o mês de novembro se aproxima, muitos empreendedores e gestores passam a planejar formas de vender mais na Black Friday.
Esse período chama muito a atenção dos consumidores no Brasil e ao redor do mundo, por causa da diversidade de ofertas em vários segmentos do mercado. Porém, como atrair mais clientes para a sua empresa e garantir melhores resultados nessa época pertinho do final do ano?
Contar com as estratégias de marketing digital de uma agência de SEO é uma solução buscada por quem precisa atrair mais tráfego e vendas para sites e e-commerces. Quer saber mais o que você pode fazer? Confira as dicas a seguir!
Como vender mais na Black Friday
Durante a Black Friday, há uma forte tendência de haver mais compras por parte do público, já que diversas empresas oferecem ofertas e descontos vantajosos. A dúvida de alguns negócios é: como se destacar no mercado e obter mais lucros diante da concorrência?
É indicado pensar em algumas estratégias de marketing digital, que fortaleçam os diferenciais da sua marca e construam autoridade maior no meio on-line e offline para ganhar a confiança dos seus potenciais clientes.
Ao unir ótimo atendimento com produtos e serviços de qualidade a estratégias de marketing bem-sucedidas, você consegue não apenas captar um bom público nesse período, mas também fidelizar novos consumidores na sua empresa.
Veja os próximos tópicos e fique por dentro do que fazer para se preparar com sucesso!
Analise o histórico do ano anterior
Para olhar para frente com mais segurança, é importante saber o que aconteceu antes. Como foi a Black Friday da sua empresa no ano passado? Vale observar alguns pontos:
- Número de vendas;
- Produtos ou serviços mais vendidos;
- Quantidade de leads e conversões;
- Total de acessos ao seu site ou e-commerce;
- Números de engajamento nas redes sociais;
- Lucro e ROI das ações de marketing do período.
Vale também entender quais produtos foram mais buscados, os que esgotaram mais rapidamente e quais são as tendências e necessidades dos clientes da sua empresa para planejar os próximos passos.
Dê início ao planejamento
Nada de deixar para definir as ofertas e ações em cima da hora! A falta de planejamento pode tirar a credibilidade da sua campanha e, ainda, comprometer a confiança dos clientes nos descontos oferecidos.
Então, é recomendado já começar a analisar o cenário financeiro, o fluxo de caixa, o orçamento disponível e o controle de estoque para organizar os preços da melhor forma.
Ao antecipar seu planejamento de marketing e de finanças, é possível pensar em estratégias mais seguras e eficazes para obter mais lucros e reduzir os temidos prejuízos.
Ofereça conteúdos de qualidade
No período da Black Friday, é normal divulgar os descontos dos produtos, mas é indicado não ficar só batendo na mesma tecla o tempo todo e, sim, entregar outros tipos de conteúdo de qualidade para dialogar com o seu público.
Por exemplo, em vez de só mostrar as ofertas, você pode dar exemplos práticos dos benefícios que determinado produto pode oferecer para a rotina dos clientes ou quais são as soluções de produtos mais indicadas para cada necessidade específica do seu público.
Lembre-se: ao entender as dores e preferências dos seus clientes, torna-se mais fácil converter cliques e engajamento nas publicações em vendas e lucros para a sua empresa.
Otimize o SEO do seu site ou e-commerce
Se você já publica conteúdos com frequência no seu site ou na sua loja virtual, mas ainda não sabe como aumentar o número de visitantes e leads por lá, a principal dica é revisar e otimizar o SEO das suas páginas e publicações.
Sim, um site otimizado com as técnicas de SEO pode fazer com que seus produtos e posts apareçam nas primeiras posições do Google, gerando diversos benefícios, entre eles:
- Aumento da visibilidade do site;
- Geração de competitividade;
- Fortalecimento da presença digital;
- Construção da autoridade de marca;
- Atração de leads e aumento da possibilidade de conversões;
- Expansão do tráfego de forma orgânica.
E, ah, ao seguir essas práticas antes de novembro começar, você garante mais tempo para pensar em como oferecer experiências satisfatórias aos clientes, o que torna mais fácil eles voltarem a comprar na sua empresa mesmo depois da Black Friday.