Veja os passos necessários para empreender na área automotiva
O setor automotivo é um mercado com alta demanda no Brasil e possui diversos ramos para atender às necessidades dos consumidores. Por isso, é uma ótima área para empreender com sucesso.
O comércio de veículos tem se expandido nos últimos anos. E mesmo com instabilidades na economia, a procura por veículos está crescendo. Tal situação demonstra a melhora no poder aquisitivo da população, a boa disponibilidade de crédito e a maior necessidade de locomoção.
Ao pensarmos no setor automotivo, a fabricação de veículos automaticamente vem à nossa mente. Contudo, o mercado é composto de outros fatores, os quais são: revendedoras e concessionárias, venda de equipamentos para borracharia e autopeças, além de seguros e financiamentos.
Quais os motivos para investir no setor automotivo?
Os caminhos para empreender nesse setor são vários e as razões também. A comercialização de automóveis vem crescendo no nosso país. O aumento da venda vem acompanhado pelo aumento na procura por serviços automotivos, que envolve manutenção preditiva e corretiva, o que torna esse ramo promissor.
Além disso, o Brasil possui uma frota de veículos em expansão, que precisa de reparos e atualizações. Esse setor tem previsão de altos investimentos e tem espaço para inovação tecnológica, já que se espera um aumento na procura por veículos mais sustentáveis, como os carros elétricos.
Passos para abrir um negócio na área automotiva
Embora o mercado seja muito promissor e tenha diferentes áreas de atuação, é preciso estar preparado. Assim, não importa se o seu negócio vai ser uma oficina, uma loja de acessórios ou uma empresa de financiamentos e seguros. Veja as dicas para um negócio de sucesso.
Avalie o mercado
Antes de fazer qualquer investimento para abrir um negócio, é preciso calcular as margens de retorno. Não cometa o erro de entrar em um negócio sem saber como ele funciona, pois isso pode te deixar à mercê de decisões ruins e levar à perda da empresa. Por isso, faça uma pesquisa aprofundada sobre o mercado, considerando:
- qual a demanda para esse serviço;
- quais os concorrentes mais estabelecidos;
- se os custos para abrir o negócio são elevados;
- como está o mercado atualmente, se está em ascensão ou passando por recessão.
Crie um plano de negócios
O plano de negócios vai te dar um panorama geral das oportunidades e necessidades do seu negócio. Dessa forma, você poderá se orientar e tomar os passos necessários da melhor forma, evitando prejuízo e falência.
Por meio do plano de negócios, é possível entender as características da empresa, fazer projeções para o futuro, visualizar dificuldades e etapas alternativas, estabelecer o investimento inicial, fazer a escolha do ponto do empreendimento, além de conter o planejamento financeiro para manter a empresa.
Capacite sua equipe
Uma pessoa sozinha não é suficiente para produzir grandes resultados. Pode ser que no começo você dê conta das tarefas sozinho, mas, em algum momento, precisará de ajuda.
Por isso, foque em construir uma equipe de alta qualidade desde o início. Quanto mais talentos você tiver, maior será a performance do seu empreendimento. Você pode contratar pessoas qualificadas, mas treinar indivíduos para se desenvolver também é importante.
Faça uma divulgação forte
A divulgação é que vai atrair os clientes certos para a sua loja. Mesmo que sua empresa seja pequena, é importante separar uma verba para o marketing. Foque nos métodos digitais, que têm maior alcance e conseguem fazer mais com uma verba menor.
Por isso, use e abuse das estratégias relacionadas a redes sociais, sites e anúncios pagos. Com eles, você pode direcionar a propaganda para um público específico. E não se esqueça do bom atendimento, pois a divulgação boca a boca ainda dá muitos resultados.
Invista em tecnologia
A tecnologia traz mais qualidade e facilidade ao seu serviço, além de tornar a empresa mais rentável. Por exemplo, invista em um scanner automotivo, máquina de alinhamento, software de gestão e outros.